sábado, 30 de abril de 2011

A Carreira de Publicitário


Publicidade e Propaganda
  • Habilitação: Publicitário
  • Duração do Curso: 5 anos
  • Área: Humanas 
  • Atributos do Profissional: Criatividade e Sensibilidade
  • Salário Médio: R$ 2852,00

A Publicidade e Propaganda é uma carreira diretamente relacionada a criatividade, sensibilidade e também a difusão de novos produtos, idéias e negócios.
O Publicitários ( profissionais de publicidade ) tem como principal função atuar imaginando, planejando, produzindo e executando peças publicitárias ou campanhas publicitárias.
Como peças publicitárias ou campanhas publicitárias, podemos entender todo o plano e esforço de divulgação de uma marca ou produto, passando por diversos níveis, desde o nível psicológico ( subliminar ) até o nível direto em relação ao publico.

De um modo geral, fazem parte da campanha publicitária de um produto:
• Determinação de um publico alvo para a publicidade do produto
• Elaboração de uma personalidade ou identidade para o produto baseado em seu público alvo
• Definição de um nome para o produto ( quanto este não existir ) e design de uma logomarca ( identidade visual ) para o mesmo
• Produção de peças ativas de publicidade tais como Outdoors, Jingles ( músicas publicitárias ), Flyers ( panfletos ), Propagandas de TV e Radio, Propagandas para Revistas e Jornais, Banners para Sites, etc…

Embora seja considerada uma profissão moderna, há fortes indícios que a publicidade exista desde a antiguidade clássica, como em placas encontradas na Babilônia ( Império ancestral do Oriente Médio, localizado aproximadamente onde hoje é o Iraque ) que continham inscrições informando a população sobre ofertas de alimentos, ofertas de jóias e venda de gado.
Consideradas uma das principais variáveis que movimentam a economia mundial, seja através da divulgação de novos produtos ou seja através da divulgação de novas idéias, a publicidade é uma das maiores indústrias do mundo, tanto em volume financeiro, quanto em volume de produção de conteúdo.

Publicidade e Propaganda: Aspectos Favoráveis
Hoje em dia a criação publicitária em sí é a área com os melhores salários e também a mais concorrida. Além da criação direta de campanhas de publicidade, o publicitário pode atuar também na produção de estratégias, na pesquisa e acompanhamento do mercado consumidor e também na pesquisa das tendências futuras ( quais produtos ou serviços os consumidores vão querer nos próximos meses ou anos ).
Em especial nas grandes cidades, há excelentes oportunidades em Agências de Publicidade, promoção de feiras e convenções ( que acontecem ás centenas, todos os anos ) e também na acessoria de imprensa de empresas. O mercado de publicidade online, em especial no Brasil onde não é muito desenvolvido, também oferece um excelente campo para atuação.

Publicidade e Propaganda: Aspectos Desfavoráveis
Os dois principais aspectos desfavoráveis da carreira de publicitários são a grande concorrência que existe nessa área e também as exigências dos clientes que muitas vezes não tem dinheiro e nem paciência para esperar resultados de médio e longo prazo.

Gostaram do curso? Se identificaram? Nosso próximo curso é: DIREITO. Fiquem ligados... Mas e quanto a Publicidade e Propaganda, alguém se convenceu a virar um publicitário? Comenta aí...

Um comentário:

  1. Já me falaram que era para eu seguir esse rumo, rs!
    bjs
    =D ótimo post

    ResponderExcluir


- Pedimos que comentem porque vocês são a vida do I-Facee e sem vocês, não somos nada!!
- Porém, comentem verdadeiramente e sem denegrir a imagem do blog! =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...